O macacão, também chamado de “jardineira”, surgiu como uniforme que oferecia mais proteção para a prática de trabalhos pesados! Hoje em dia, a jardineira ganhou uma modernizada – já virou shorts e até saia – mas sua característica mais marcante, os suspensórios, continuam intactos.
O modelo jeans azul é de longe o queridinho das meninas, mas tem outro estilo que está fazendo o maior sucesso: o preto, que inclusive se encontra disponível em vários modelos, como o salopete (sainha), o macaquinho (shorts) e o macacão – mais tradicional, que pode também ser usado com a barra dobradinha que fica um charme só.
Quem pode usar?
TODAS! Independente do tipo físico, a jardineira é um mar possibilidades. Se você tem coxas e/ou quadris largos, prefira modelos mais soltinhos, no caso de macaquinho ou salopete. Já os macacões podem ser usados tranquilamente, mas se você quiser dar aquela espichada na silhueta, a dica é usar um calçado preto, deixando calça e pés em harmonia! O peito do pé à mostra também ajuda.
Onde e como?
As jardineiras têm uma pegada urbana e despojada, e apesar do tom preto agregar uma certa elegância ao look, não é o suficiente para torná-lo apto para uma festa super elegante, combinado?
Agora, para o cotidiano a jardineira pode ser usada de diversas maneiras: com camiseta, camisa, top cropped ou regata. Na hora de combinar, pense na ocasião. Combinações mais básicas caem bem para o dia-a-dia, enquanto algo mais produzido fica bem para a noite, inclusive para jantares e balada.
E não se esqueça: o seu estilo pessoal deve ser o ponto decisivo na hora de montar o look.
Imagens: Pinterest, LookBook (Katia N, Isabella W) e calçados Bottero