Como Cuidar dos Pés Durante o Inverno

A temperatura abaixa e logo nos protegemos do frio com roupas quentes e sapatos fechados. E é justamente nessa época que os pés ficam mais propícios ao desenvolvimento de micoses, bactérias, fungos e calos. Manter os pés saudáveis em qualquer estação é sempre importante, pois gera conforto e boa aparência. Por isso, veja algumas recomendações para cuidar bem dos seus pés no inverno 2015:

Como Cuidar dos Pés Durante o Inverno

Os Problemas e suas Causas

Sapato Largo x Sapato Apertado: Os sapatos não devem ficar nem muito largos, nem muito apertados nos pés, para não causar feridas nem lesões. O ideal é usá-los com meias finas para que não comprimam os dedos e mantenham o calçado confortável nos pés.

Além disso, é importante intercalar os tipos de sapato ao longo da semana. Usar somente botas ou calçados fechados, mesmo que no curto período de inverno, propicia o desenvolvimento de bactérias.

Frieira, Micose e Germes: Usar calçados fechados por muito tempo, ou então sapatos que são de materiais sintéticos (que não deixam o pé transpirar), pode fazer com que germes se proliferem.

Nessa época do ano, as micoses e frieiras são muito comuns por causa da umidade. O ideal é deixar os pés sequinhos: portanto, se você transpira muito, considere trocar de meia ao longo do dia, lembrando-se sempre de secar bem e usar talco para os pés antes de calçar as meias.

Os calçados forrados e feitos de couro natural são os mais indicados, pois não deixam que o pé fique tão úmido quanto os outros, além de serem mais confortáveis.

Odor: também pode ser causado pela transpiração e falta de higiene dos pés e sapatos. Para evitar isso, certifique-se que seus calçados estão limpos, secos e guardados em locais arejados. Não os calce com os pés sujos e, se necessário, use sprays desodorantes para os pés.

Ressecamento: devido ao atrito com as meias e calçados, a pele dos pés pode ressecar e, inclusive, rachar. Por isso é importante passar um hidratante por toda a sola para restaurar e nutrir a pele. Antes de calçar o sapato, lave os pés e retire todo o creme. A loção, quando em contato com o suor dos pés, pode ocasionar mau odor aos sapatos.

Os Cuidados

Além das dicas que já apresentadas, é muito importante seguir alguns outros passos:

– Opte por meias de algodão, que permitam que os pés respirem;
– Lave e seque os pés muito bem, isso ajuda a prevenir o surgimento de frieiras;
– Evite andar descalço em locais públicos;
– Procure usar chinelos sem meia enquanto estiver em casa para deixar os pés respirarem;
– Não use o mesmo calçado todos os dias.

Tomando estes cuidados, seus pés estarão protegidos durante todo o inverno!

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.