Faculdade de moda: transformando a paixão em profissão

Estudar moda

O mercado nacional de moda está aquecido e promete continuar assim durante muito tempo. Com isso, as oportunidades para quem sonha em trabalhar com moda aumentam. Se este é o seu caso, saiba um pouco mais sobre a faculdade de moda e como adentrar no universo fashion profissional:

Como é o curso?

A grade curricular varia de uma instituição para outra, mas em geralmente o foco é na criação (design de moda), sem deixar de abranger as outras áreas que complementam esse mundo, como marketing, fotografia, entre outros (confira a lista que deixamos ali embaixo!).

Assim como no dia-a-dia da profissão, o curso exige muito trabalho e ralação. Você pode ir se acostumando com muita leitura, pesquisa, horas desenhando, correria atrás de tecidos e, principalmente, muita satisfação por ver seu projeto criando vida.

E o mercado depois de formado?

A formação em moda habilita o profissional em diversas atividades:

  • Consultoria: ajuda seus clientes a combinar roupas, levando em conta estilo e tipo físico, é o famoso personal stylist.
  • Coordenação: um cargo da mais alta responsabilidade, a tarefa é comprar coleções para lojas (grandes ou pequenas). Além de coordenar as equipes (tanto na indústria quanto na própria loja) e orientá-los quanto às tendências escolhidas.
  • Gerenciamento: uma área mais prática onde se desenvolve os produtos e se supervisiona a compra dos materiais para sua produção, além de ficar de olho na comercialização deles.
  • Negócios: essa talvez seja a área mais estratégica da carreira. Aqui o profissional cuida da produção, distribuição, divulgação e comercialização dos produtos, além de desenvolver estratégias de marketing.
  • Design/estilismo: se seu sonho é criar roupas e/ou acessórios, esse é o seu cargo. O estilista pode criar coleções, desenhar estampas e elaborar tecidos.
  • Modelagem: a tarefa desse profissional é transpor para moldes o desenho que o estilista criou, tal molde irá orientar o restante da produção.
  • Fotografia: acompanha a produção de editoriais de moda para revistas, catálogos e anúncios.
  • Produção: organiza desfiles, catálogos, editorias e, às vezes, campanhas publicitárias.
  • Comunicação: o comunicador de moda pode atuar em revistas ou outros veículos. Este profissional precisa saber escrever bem e ser antenado nos dois universos, comunicação social e moda. Muitos Jornalistas de Moda não são formados em Jornalismo, mas sim em Moda. O contrário também é bem comum, muitos são formados em Jornalismo e não em Moda. É preciso especializar-se depois de ter um dos cursos concluídos.

A decisão de qual rumo tomar é pessoal, mas não há nada de mal em consultar amigos, familiares, colegas e até mesmo seus professores, principalmente se você estiver na dúvida. Além disso, é muito comum mudar de ideia no decorrer do curso: você entra achando que quer uma coisa e no meio do caminho se identifica mais com outra área! Acredite, isso acontece o tempo todo!

Mas, jamais desista do seu sonho de trabalhar com moda!

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.