Hoje em dia, consumimos moda de várias formas. Os blogs, por exemplo, nos aproximaram das tendências e estão sempre nos atualizando das novidades desse universo. Através do Instagram, podemos ver, em tempo real, as peças que estão sendo desfiladas nas semanas de moda de São Paulo a Paris e ainda vê-las sendo usadas, na vida real, pelas it girls e blogueiras. Todavia, nada disso minimiza ou diminui a importância que bons livros sobre moda têm.
Os livros, além de serem visualmente belos e servirem como ótimos complementos de decoração depois de lidos tendem a possuir um conteúdo mais profundo e detalhado. Sendo assim, aqui vão algumas dicas de livro sobre moda:
Dior For Ever (Catherine Örmen)
Quem gosta do mundo fashion, com certeza, já ouviu falar em Christian Dior – um dos maiores nomes da moda internacional. A grife francesa e seu famoso New Look revolucionaram o mercado em 1947 e é, até hoje, um sinônimo de elegância e personalidade.
No livro Dior For Ever, é possível encontrar mais que a simples história da trajetória da marca. O livro surpreende ao trazer fac-símiles de convites de desfiles, croquis, material de divulgação e catálogos, além de outros detalhes.
Cronologia da Moda – de Maria Antonieta a Alexander Mcqueen (NJ Stevenson)
Esse é um daqueles livros sobre moda essencial na coleção de qualquer pessoa que ama o assunto.
O livro traz uma linha do tempo da história da moda, que vai desde o século XVIII até os dias atuais, falando sobre os principais estilistas, grifes, celebridades, ícones da moda e tudo isso feito com mais de mil ilustrações coloridas. Além disso, o livro é uma excelente referência para aquelas que querem relacionar a realidade vivida pelas mulheres e o estilo de roupa que usavam.
-
Veja também: Conheça a Origem do Salto Alto
O Livro Negro do Estilo (Nina Garcia)
Escrito por Nina Garcia, atual diretora criativa da Marie Claire e jurada no reality Project Runway, o Livro Negro do Estilo é outra boa dica de livro sobre moda. O exemplar dá ótimas sugestões de como combinar texturas e cores, escolher roupas e ter um estilo pessoal perceptível, como se vestir em diversas ocasiões, peças coringas que devemos sempre ter por perto, além de ser recheado de citações de ícones fashion.
Além disso, Garcia traz a importância de se ter um estilo pessoal que vai além de meramente seguir tendências.
Cinquenta Sapatos que Mudaram o Mundo (Design Museum)
Sapato é, sem dúvida, o queridinho e o fraco de muitas mulheres, não é mesmo? Então, nada mais justo que um livro exclusivamente dedicado a eles. Cinquenta Sapatos que Mudaram o Mundo vai desde modelos criados em 1830 até ao sapato Melissa, em 2008, mostrando não apenas a transformação dos calçados, mas os porquês de cada peça ter recebido o status icônico, os designers por trás de cada modelo e relação com conforto, moda, autoimagem e tecnologia.
Quais são seus livros sobre moda preferidos? Conte para gente nos comentários!