Se você trabalha sentada o dia inteirinho, provavelmente conhece bem os efeitos que essa rotina de poucos movimentos têm na saúde, não é mesmo? Pois saiba que a dor e o desconforto não precisam (e nem devem) fazer parte do seu dia a dia. Saiba mais!
O Calçado Ideal
O sapato ideal deve ser, em primeiro lugar, confortável! Ao ficar muito tempo sentada, é comum que as pernas e pés inchem e, se você estiver usando um sapato justo, certamente começará a sentir um certo desconforto. Outra característica importante é que haja ventilação, para que o pé “respire”. Utilizar calçados fechados durante um longo período, especialmente em dias de calor, pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias, responsáveis pelo chulé, entre outros incômodos.
Se o seu ambiente de trabalho permitir, aposte em sandálias e sapatilhas no estilo peep toe. Caso contrário, prefira sapatos e sapatilhas com salto baixo ou robusto.
Olha essa Postura, Menina!
Sentar com a postura correta não só irá afastar as dores nas costas como manterá o risco de hipercifose (corcunda) longe. Por isso, ao sentar, tome os seguintes cuidados: mantenha a coluna ereta, apoiando-se na cadeira; certifique-se que seu queixo fica paralelo ao chão ao olhar para o computador – para isso, o monitor deve estar na altura dos olhos – mantenha os ombros relaxados; mãos alinhadas com o antebraço e pernas ligeiramente afastadas, com os pés no chão.
Vamos nos Mexer?
Levantar-se e deixar o trabalho por alguns minutos fará bem a sua saúde e espírito. A cada uma hora sentada, levante-se por algum tempo e caminhe, além disso, que tal incorporar uma rotina de alongamento na companhia? Chame seus colegas para participar, trabalhe os braços, pernas, coluna, ombros e pescoço.
Fora do trabalho, aproveite para realizar exercícios mais elaborados, eles irão ajudar na circulação sanguínea – pode apostar que sentirá os efeitos dessa atividade física no seu dia a dia.
Doutor, Precisamos Conversar
Se as dores forem constantes e não melhorarem, apesar dos seus cuidados, é hora de visitar o ortopedista. Esse profissional poderá diagnosticar algum problema e indicar o tratamento apropriado. O angiologista, ou cirurgião vascular, é outro médico que poderá te ajudar em casos de má circulação.
Antes de terminar, um lembrete: aqui no blog já falamos também sobre os cuidados para quem trabalha o dia todo em pé, se esse é o seu caso, não deixe de conferir e compartilhar.
Adorei a marca !! Estou usando sempre. Quero outros !!
Olá Mafalda, tudo bem?
Obrigada pelos elogios! 😉
Beijo, Beijo!