Normcore: Quando a Tendência é Ser Básico

Uma nova palavra foi integrada ao dicionário da moda em meados de 2014: você já ouviu falar em normcore? Uma tendência que vai além de sugerir peças específicas, propondo uma maneira diferente de pensar a moda. Ousado, não é mesmo? Conheça um pouco mais sobre esse estilo! 

A proposta de “ser normal”, dentro do mundo fashion, apareceu pela primeira vezna Semana de Moda de Paris, quando algumas grifes levaram blusões e tênis para as passarelas. O termo em si surgiu alguns meses depois, sendo o fruto dos estudos da K-Hole, uma empresa de pesquisas, que uniu as palavras “normal” e “core” (centro ou cerne, em inglês), para identificar esse estilo que, justamente, tem o normal como cerne.

O normcore propõe que deixemos de lado looks muito montados, que são compostos por peças que causam incômodos ou que exijam uma preparação milimétrica para funcionar; isso reflete, também, em dispensar aquelas roupas e calçados que você nem gosta muito, mas usa porque estão na moda. Em outras palavras, a ideia é investir em peças do seu gosto, combinando com acessórios e calçados práticos e confortáveis, independente de tendências, grifes ou cores da estação, fazendo com que a escolha da composição seja natural e respeite o seu estilo próprio.

Normcore: Quando a Tendência é Ser Básico

É importante ressaltar que o normcore não está dizendo para esquecer a moda e deixar de combinar peças e outras tendências. Afinal de contas, dentro dos seus parâmetros, o normcore foi criado e é propagado pelos fashionistas, certo?

Dito isso, podemos usar um ponto de vista mais didático para explicar que o normcore tem, pelo menos, cinco elementos chave: cores neutras, caimentos larguinhos, jeans, peças esportivas e sapatos confortáveis. Percebe-se que o norm está fortemente ligado ao estilo básico, aquele cujo principal símbolo é o duo camiseta branca + calça jeans.

Normcore: Quando a Tendência é Ser Básico

Se você não quiser que seu look fique “muito normal”, a dica é agregar peças mais sofisticadas e/ou tendências a um visual básico, composto por alguns ou todos os elementos chave descritos acima. No entanto, não se esqueça de que, caso haja muito esforço e pouco conforto, você estará fugindo da proposta principal do normcore.

Como já foi dito, nos pés a prioridade é para os calçados práticos e confortáveis. Isso significa que o modelo ideal pode variar, uma vez que algumas mulheres se sentem mais confortáveis com tênis ou rasteirinhas, enquanto outras preferem os saltos altos.

Normcore: Quando a Tendência é Ser Básico

O que achou do estilo normcore? Vai aderir? Conta pra gente!

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.