GIRL POWER: O AVANÇO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

O avanço da mulher no mercado de trabalho é um fato notório. Nos últimos anos, ela tem conquistado mais espaço, passando a ocupar posições de chefia em diversas áreas e crescendo até mesmo em setores que, sob o ponto de vista histórico, eram de domínio masculino, como é o caso das gerentes de banco, cargos em indústrias químicas, engenheiras e motoristas.

avanco-mulher-mercado-trabalho

O Dia Internacional da Mulher – 08 de março – surgiu justamente nesse contexto da luta feminina por melhores condições de trabalho e de vida, além do direito ao voto. A data foi escolhida a partir de manifestações de operárias que ocorreram nos Estados Unidos no dia 08 de março de 1857, que resultou em repressão, violência e um incêndio que causou a morte de mais de 100 operárias que trabalhavam na fábrica. Nesse sentido, alguns acontecimentos merecem destaque:

Conquistas Importantes no Mundo

Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, a Carta das Nações Unidas – documento internacional -, reconhece a igualdade de direitos entre homens e mulheres; em 1951 a Organização Internacional do Trabalho aprova a igualdade, em funções iguais, da remuneração entre o trabalho feminino e masculino, melhorando a situação das mulheres no mercado de trabalho; já no ano de 1974, na Argentina, o cargo de presidente é, pela primeira vez, ocupado por uma mulher – Isabel Perón.

Empoderamento Feminino no Brasil

No Brasil, temos a primeira médica formada no ano de 1887, Rita Lobato Velho, todavia as primeiras médicas enfrentaram grandes dificuldades em se firmar profissionalmente. Em 1927, o Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração na lei eleitoral e confere o direito de voto às mulheres – tendo o primeiro voto feminino, do Brasil e da América Latina, ocorrido no dia 25 de novembro.

avanco-mulher-mercado-trabalho-2

Em 1943, com a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho, temos um grande avanço em termos de normas voltadas para a proteção da mulher. Já em 1986, através do lobby do batom, liderado por feministas e 26 deputadas federais, as mulheres conseguem avanços significativos na Constituição Federal, sendo esta um grande marco para a proteção da mulher no mercado de trabalho, além de garantir a igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei.

Apesar do que já foi conquistado e do preconceito em relação ao sexo feminino vir diminuindo, as mulheres ainda têm dificuldade de inserção em setores que possuem remuneração maior e o homem ainda resiste a liderança da mulher por razões culturais, por isso, o girl power precisa continuar forte e não deixar jamais de lutar por seus direitos!

Por fim, no Dia Internacional da Mulher, queremos não apenas parabenizar todas as mulheres, como também homenagear aquelas que contribuíram, de qualquer maneira, com os avanços conquistados até hoje. WeCan Do It!

Comentário(s)

2 comentários sobre “GIRL POWER: O AVANÇO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.