Como cuidar dos sapatos e deixá-los sempre lindos!

Quanto tempo costuma durar os seus calçados? É comum encontrarmos pessoas que precisam estar sempre comprando um novo par de sapatos. E não apenas para ter mais uma opção no armário, mas sim por necessidade, já que seus pares estragam muito facilmente.

Geralmente, estas pessoas testam e trocam de marcas várias vezes, sem saber que a simples mudança de alguns hábitos ajuda na conservação dos calçados, deixando-os bonitos e com aparência de novos por muito mais tempo. Quer saber como cuidar dos sapatos? Se liga nas dicas!

Uma sugestão para quem se apaixona por um par e não quer mais parar de usá-lo é alternar os dias de uso, deixando o sapato descansar por alguns dias. De acordo com especialistas, usar o mesmo par por mais de dois dias consecutivos pode deformar o solado mais rapidamente, reduzindo a sua durabilidade.

Quem tem que trabalhar com salto alto e precisa ou costuma ir a pé para o escritório ou empresa, deve, até por razões de conforto, usar uma sapatilha ou um tênis durante o até o trabalho. E então, somente depois de chegar ao local, fazer a troca de calçado. Isso porque os pedregulhos, buracos e deformações das ruas e calçadas estragam muito facilmente o solado, o salto e o bico do calçado.

como limpar seus sapatos

Ao chegar em casa, é importante tirar os calçados e deixá-los descansando. Ou seja, o calçado deve ficar na área de serviço ou em um local bem ventilado para arejar. Além disso, não se deve guardar o calçado diretamente no armário, já que a ação acaba aumentando a proliferação de fungos.

Os sapatos que são feitos ou revestidos de tecido, assim como acontece com as roupas quando ficam muito tempo guardadas, correm o risco de manchar. Portanto, os calçados que não são usados com muita frequência devem ser tirados das caixas de vez em quando, para que eles possam “respirar” e não sejam danificados com o surgimento de fungos.

No caso dos calçados feitos de couro, a limpeza não deve ser feita com água, que facilmente agride esse tipo de material. O mais recomendado é usar uma flanela seca. Outro cuidado importante é que o couro não pode ficar muito exposto ao sol, o que pode deformar o formato da peça.

Já para limpar os pares de tênis, o melhor é usar uma escova úmida, jamais os colocando para lavar na máquina. A força e a pressão das batidas fazem com que o calçado vá estragando aos poucos, danificando a sua estrutura e a envergadura dos pares.

Por fim, uma última sugestão é não emprestar calçados. Isso porque por mais que duas pessoas sejam muito íntimas e calcem o mesmo número, o peso e estrutura corporal são diferentes. Como estes detalhes interferem na forma do pé e no jeito de caminhar eles são responsáveis por alterar o sapato, modificando o formato original.

Viu? São pequenos gestos que podem deixar seus sapatos sempre bonitos e com cara de novos!

Comentário(s)

15 comentários sobre “Como cuidar dos sapatos e deixá-los sempre lindos!

  1. OI BOA TARDE COMPREI UMA sandália DA MARCA Bottero , USEI UMA 3 VEZES E ELA DESBOTOU TODA , A sandália É LINDA E confortável MAIS não USO MAIS POIS PERDEU A COR TEM COMO MANDAR PARA análise. Obrigado.

  2. Eu usei o sapato uma vez mais ficou apertado mais quando limpei estava arranhado o que eu fasso?
    Ele foi muito caro e estou com medo de não trocarem
    Porfavo me ajude.

  3. Gente praticamente a história da minha vida!! Quando digo que preciso de sapato geralmente riem e me chamam de centopeia, mas marca nenhuma dura no meu pé, não sei o que fazer, normalmente no primeiro dia a frente já descasca e o salto arranha profundamente. Isso é péssimo!!!

  4. As sapatilhas da bottero (camurça) são lindas e confortáveis, porém, praticamente, descartáveis: ou você as usa SUJAS ou não as usa nunca mais, pois as dicas apresentadas para limpá-las não têm nenhuma eficácia.

    1. Mayara, os tecidos de camurça exigem um cuidado a mais, principalmente por serem delicados e sensíveis. Então, devem ser evitados usar em dias de chuva, de umidade e evitar exposição ao sol. Para limpar é ideal um tecido delicado e úmido para ser passado delicadamente na sua sapatilha! Agradecemos o contato, qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

  5. E quanto as sapatilhas “tipo camurça” coloridas? Não limpam com uma pano seco e soltam tinta com pano úmido, fiquei muito triste pois manchou/desbotou na primeira limpeza, já não é mais um calçado novo na primeira semana. Gostaria de uma solução… AGUARDO RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.