Lugar de sapato é longe da água!

bottero-coleção-outono-inverno-2011-bota

Sabe aquele desejo desenfreado por limpeza que volta e meia aparece quando você tem um par de sapatos meio sujinhos? Pois é melhor contê-lo. A combinação água mais sabão não combina nada com sapatos, especialmente os modelos confeccionados em couro, camurça e tecido.

A razão é simples. A água danifica a camurça e a faz perder toda a cor; estraga o couro e pode manchar e fazer encolher o tecido.

A regra vale para todos os modelos de calçados, inclusive tênis e sapatilhas, normalmente jogados em máquinas de lavar… coitados.

Para manter seus queridos sapatos limpos, a receita de limpeza é bem mais simples e rápida. Basta passar uma flanela seca sobre toda a superfície deles para retirar a poeira e também por dentro para eliminar a umidade. Depois é só passar graxa na cor do sapato ou incolor (no caso dos modelos em couro) e produtos impermeabilizantes especialmente indicados para camurças. Para se livrar do mau cheiro, um pouco de ventilação já ajuda bastante!

Comentário(s)

71 comentários sobre “Lugar de sapato é longe da água!

  1. Ola eu ganhei uma bota da Bottero faz duas semanas mais ou menos e ela está manchando minhas meias parece Que está soltando tinta e nunca lavei e nem foi molhada, o que eu faço?

  2. Minha sapatilha molhou numa chuva que peguei e tentei de tudo pra tirar, como colocar desodorante de pé e deixar no sol, resolveu um pouco mais não muito, limão e nada o que faço, podem me ajudar?
    Beijos

    1. Olá Fernanda, tudo bem? Não entendemos exatamente qual seria o problema. Seria mau cheiro no sapato depois de ter sido molhado? Caso seja algo em relação aos cuidados e manutenção dos sapatos, recomendamos estes artigos:

      http://162.214.48.61/~bottero/blog/dicas/aumentar-durabilidade-sapatos/

      http://162.214.48.61/~bottero/blog/dicas/o-cuidado-certo-para-cada-tipo-de-sapato/

      http://162.214.48.61/~bottero/blog/dicas/como-limpar-suas-delicadas-sapatilhas/

      Estamos à disposição. Atenciosamente,

  3. olá, preciso de uma ajuda, tenho uma sandália scarpin LILás que descuidei e a caixa molhou, agora a sandália esta com manchas brancas redondas tipo mofo e nao sei como tirar, e nunca usei, por favor me ajude, quero usar nas festas de fim de ano.

  4. Eu estava lavando minhas sapatilhas e sem querer lavei uma de couro com Bastante agua e sabão e agora ela esta meio escura, ainda esta molhada, sera que ela vai ficar manchada?

  5. Ola, coMprei um sapato de CAMURÇA cinza, usei uma vez E logo eM seguida fui limpalo, e quando fui ver onde eu tinha limpado estava mas escuro que a cor normal, o que Eu posso fazer para ele voltar a cor nOrmal ?

  6. Tenho uma bota de CAMURça q fiz a birrada de emprestar pra minha irmã, ela lavoo a bota com água e ESCOVA,,,
    Agora minha bota ta cinza tem alguma coisa q eu possa fazer pra ela voltar a ser preta?

  7. Olá, comprei uma sapatilha. Nunca comprei essa marca, mas estou muito DECEPCIONADA, nunca na minha vida tive chulé e com apenas 2 horas de uso a sapatilha estava com um cheiro HORRÍVEL. Como faço para eliminar o mau cheiro?

    1. Oi Danni,
      Sentimos muito pelo ocorrido.
      O mal cheiro costuma ser típico das sapatilhas, pois os modelos não permitem que os pés, que suam durante o dia, respirem.
      Uma dica é nunca molhar, apenas limpar com um pano úmido e sabão neutro. A segunda dica é não usar a mesma sapatilha diariamente, é sempre bom dar intervalos de, pelo menos, 1 dia. Para as que já pegaram cheiro, infelizmente não há um segredinho infalível, mas tente limpar por dentro, alcançando bem os cantinhos, e deixe secar bem.
      Atenciosamente,
      Bottero

    1. Oi Milene,
      Em alguns casos é necessário umedecer o tênis, mas nunca encharcar, se for de camurça/couro.
      Comece retirando o excesso de sujeira, ainda com o tênis seco. Para isso, use uma escovinha ou um pano. Depois disso, umedeça o calçado usando a escova, aos poucos.
      Com uma esponja seca ou um pano macio, seque a água em excesso. As manchas começarão a ser removidas com a escova (procure não esfregar com muita força), deixando o camurça com cor diferenciada na região. Manchas provocadas por óleo podem ser removidas com água morna. Sempre use a escova para passar a água sobre a mancha, até que ela não esteja mais aparente. Depois dos procedimentos, retire novamente o excesso de água do tênis e deixe secando de um dia para outro.
      O camurça dá um pouquinho mais de trabalho, mais o cuidado vale a pena! Existem sprays especiais para limpeza deste material.
      Desculpe, não conseguimos responder você no dia 05/06 :/
      Abraços da Bottero!

  8. Olá, tenho uma botinha em que uma parte dela é camurça e acabei derramando suco de acerola bem nesta parte, aí cometi o erro de passar um pano molhado nela, agora está com uma mancha horrível, pq fez tipo encolher. Peço, por favor, ajuda, pois não sei o que fazer.

    1. Oi Allana,
      Nos casos de mancha no couro, o ideal é levar ao sapateiro para tingir. O profissional poderá lhe indicar o procedimento mais adequado para deixar sua bota com carinha de nova.

      Se fosse apenas sujeira, pó e manchinhas do dia-a-dia, você poderia seguir as seguintes dicas de cuidados com camurça:
      – Todas as vezes que usar o calçado passe um pano seco e limpo para retirar o excesso de resíduos;
      – O condicionador (sim, o de cabelo!) vai ser seu melhor amigo na manutenção da camurça, pois ele mantém o material hidratado e renova o aspecto da bolsa ou sapato em camurça;
      – Prefira o condicionador branco para evitar que outras pigmentações manchem o seu sapato;
      – Não é necessário passar o condicionador diretamente na camurça. Dilua um pouco de condicionador em uma parte proporcional de água e aplique com os dedos na camurça;
      – Em seguida, pegue um pano limpo, molhado e torcido e passe delicadamente no seu calçado ou bolsa, retirando o excesso do material. Deixe secar longe do sol, apenas com o vento;
      – Para camurças claras, uma boa dica é usar a borracha branca para apagar (literalmente!) as manchinhas de sujeira.

      Um beijo!

  9. a bottero esta mesmo é perdendo cliente!!!!!! também não faz nada pra melhorar, além de manda entrar no site… ainda mais sendo caro os calçados bottero!!!!!

  10. comprei uma botina de couro marrom e quando fui usa-la ficou apertada, pois tenho problema de pé alto, me recomendaram colocar um pano com agua morna dentro da bota que alargaria um pouco e resolveria meu problema.Acontece que fui olhar a botina e estava com uma mancha tipo bolha entre a parte alta e o bico. O que faço agora? Pois acabei de comprar a botina e paguei caro.Levei para um sapateiro que trabalha em casa e ele disse que se pintar de um marrom mais escuro talves resolva o meu problema. Será, não sei o que faço para não perde-la.

    1. Oi Rene,
      Molhar o couro realmente não é recomendado.
      Vale a pena tentar o tingimento da bota, assim você poderá usá-la novamente. Apenas verifique se o sapateiro
      utilizará um produto adequado e de qualidade.
      Esperamos que dê tudo certo.
      Beijos

  11. Olá 🙂 comprei uma sapatilha e usei com o pé limpo e seco , e quando eu tirei ….. nossa tava sujo , meio preto por dentro … oque fazer si não posso lavar ?

  12. Bom … eu tenho uma Sandalia plataforma da Lui lui e como ela foi edição limitada nao encontro mais nas lojas , e ela esta suja e na embalagem diz qe tem qe fazer lavagem á seco , e eu nao sei como fazer 🙁 vc pode me ajudar ? e pra ajudar nao sei se ela é nobuck pois na embalagem nao diz. so tenho uma foto , e qero mto usa-lá . oq eu faço ?

  13. Tenho uma sandália Azul que tem um no em cima adoro ela já faz um tempinho que tenho uns 3 anos, nunca lavei cuido muito bem quando uso lipo e guardo mantenho todas as minhas sandálias nas caixas, porém essa q citei começou a ficar mais clara, o que faço pra ela ficar novamente com o tom mais forte de azul?

    1. Olá, Sabrina, tudo bem? Sapatos são meio complicadinhos para tingir da mesma maneira que são feitas com as roupas, o ideal seria usar tinta para tecido. 😉

  14. do que adianta voces da bottero falarem que tem varias formas de limpeza, sendo que o sapato, sapatilha ja esta desbotada! tem que haver um jeito de reavivar a cor, tenho uma sapatilha azul e ela ta orrivel nem tenho coragem de usar e nao tem como não lavar os calçados, não existe isso!

  15. Olá!
    Comprei um tênis da Bottero da coleção Guerra dos sexos na cor bege, e quando fui limpá-lo ele simplesmente desbotou, agora está numa cor branca, horrível! Impossível de ser usado novamente. O que eu faço? Paguei caro por um produto que não poderei usar novamente, é isto?
    #Chateada#

  16. Tenho uma bota de cor marrom. Tomei chuva e um pé ficou manchado bem em cima do pé. Como posso melhorar essa mancha? Antecipadamente agradeço

  17. Gente como já foi falado ai, deveria se fabricar sapatos que podem lavar, pois se tem uma coisa q suja e muito é sapatos uaiiii….Acho q deveriam investir em sapatos a prova de águaaa…kkkkkkkkkk

  18. Olá , eeu tenho um sapato da Bottero ele é rosinha bem claro quase cor de pele , ele ta sujando cada vez mais , eeu naum sei mais o que fazer para limpa-lo. Ta manchando, eeu passei a borracha e melhorou um poco.
    Sabe me dizer o que fazer ?

  19. Boa Tarde. Comprei uma sapatilha de couro bege e infelizmente tomei uma chuva mto forte com ela, e ela ficou com varias manchas escuras. Gostaria de saber o que posso fazer para amenizar um pouco estas manchas.
    Obrigada!

    1. Também tomei chuva…o meu não deu mancha….mas em compensação está um odor q só Jesus! Já tentei de tudo, lavar, Lysoform, mas nada….Tive q deixar o sapato de lado. Raramente uso-o. Alguma solução??? Help me !!!

        1. Já coloquei no sol e o cheiro não sai. Posso ficar o dia inteiro de tênis que não dá odor nenhum, mas quando uso essa sapatilha…mato todo mundo de chulé! Ela é de couro, interno e externamente, só q na parte traseira é um material diferente….eh nele q o odor está. Vocês recomendam algum produto q elimine esse cheiro?

        2. Olá,acabo de adiquirir um bottero,Botlindy Classica 2013 a 15 dias e a sapatilha esta dando um mau cheiro como nunca tive,em menos de 3 mêses ja é o segunda sapatilha e acredito que nunca mais comprarei outra.Pois coloco no sol,e qdo volto a usar parece q até meu pé vai cai de tanto chulé!espero q voces possam me ajudar,senão é um cliente a menos que voces terão!

  20. Oi eu comprei uma sapatilha azul piscina d couro tanino.ele molhou num dia d chuva e fui limpar com um pano umido e ela desbotou.sera que tem como recuperar a cor? bjao

  21. Olá, comprei uma sapatilha linda da bottero de camurça na cor vermelha, usei ela uma vez e sujou, então lavei com água e sabão agora ela está horrível bem desbotada, o que me sugere? tem jeito ainda?
    Obrigada!

  22. olá,comprei um oxford da botero na cor azul com 20 dias de uso ele tava sujo e passei um pano um pouco umido neles,só que desmereceu um pouco,parece que eu escovei ele ta clarissimo.! tem algum jeito de eu conseguir recuperar ele? e o metodo da proxima limpeza??

    obrigadoooo

  23. Bom ,eu uso talco antisséptico ,elimina os odores das axilas e dos pés ,um produto leite de rosas ,”BARLA” .Legal pq é super baratinho.Eu jogo o talco dentro da sapatilha…Dá super certo.Bom seria alternar com uso de outros sapatos.

  24. Gente, sapato fechado dá chulé e pra sair TEM que lavar!!! E aí? O que fazer? Qual a orientação da BOTERO? Num país quente como o Brasil é inacreditável que se fabrique sapatos que não se pode lavar!

  25. Tenho uma sandália de camurça rosa, mas limpei de forma errada com água e sabão e a camurça “foi embora”. O rosa ficou fraco, desbotado. Tem como tingir a sandália para q fique com uma cor uniforme ou repor a camurça ? Obrigada !

    1. Andréia, bom dia! Infelizmente, não há o que fazer neste caso. Tentar pintar poderia piorar o nobuck.

      Nossa instrução de limpeza:
      Quando for couro liso, a limpeza deve ser feita com um pano levemente umedecido com água.
      Já o couro camurça, bem como os couros nobuck, são materiais muito delicados. Trata-se de um couro aberto, in natura, os pelos ficam visíveis, portanto possui alta absorção. Sugerimos utilizar uma esponja limpa e seca, destas de cozinha mesmo, e friccionar o couro com o lado áspero da esponja. Servirá para abrir o couro e limpar sujeiras que tenham penetrado. Depois pode utilizar o lado macio para retirar excesso de sujeira.
      Esperamos ter lhe ajudado. Beijos da Equipe Bottero 😉

  26. Quer dizer que não posso lavar o interior da sapatilha? N acredito que só ventilação resolva o cheiro que fica no sapato com uso constante sem que o mesmo seja lavado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.