O estilo grunge invadiu a moda!

A música tem uma influência tão forte sobre as pessoas que, muitas vezes, transcende a arte e se transforma em um estilo de vida, o que é facilmente visível na moda. Um grande exemplo disso é o ícone Kurt Cobain que, mesmo sem querer, inventou moda no final da década de 80, dando origem ao que hoje chamamos de estilo grunge.

Não precisava ser fã da banda para conhecer o estrondoso sucesso do Nirvana e de seu irreverente e talentoso vocalista, que tinha como marca registrada um visual muito despojado, composto por camiseta T-shirt, camisa xadrez, jeans surrado e tênis ou coturno. A rebeldia era a principal marca grunge, que fazia questão de fugir de tudo que fosse imposto em todos os âmbitos sociais, inclusive o da moda.

Assim como o Nirvana, outras bandas do mesmo gênero surgiram durante a década de 90, impulsionando ainda mais o estilo podrinho entre o público da época. A principal característica era o visual antifashion que tinha como inspiração a classe trabalhadora menos favorecida.

A intenção era parecer passar a ideia junkie, usando roupas de fabricação doméstica e de segunda mão ou tudo que não remetesse a uma produção muito elaborada. A ideia pegou e, independente das passarelas, o grunge permanece até hoje, sendo usado como alternativa para looks casuais com ares modernos.

como usar estilo grunge

Isso porque este é um visual super fácil de ser combinado e que a cada dia ganha novos complementos, como rendas, botões, costas de espartilhos, entre outros adereços, deixando o estilo mais ousado e com uma pegada mais feminina.

Quem quer aderir ao grunge precisa saber que o esse tipo de look não combina com roupas muito justas e, muito menos, com cores fortes e vibrantes. Os tons de destaque são mais sóbrios e neutros, que fazem par perfeito com o uso de alguma peça jeans. O tecido não se restringe às calças, sendo possível investir em bermudas, saias, coletes e jaquetinhas.

Uma das características mais marcantes do grunge, contudo, é a customização. As peças aparecem sempre com rasgos, fiapos, fios soltos, lavagens claras e até aplicações de tachas de metal. Normalmente, são estes detalhes que intensificam ainda mais o estilo que nunca sai de moda. Vale lembrar que o visual Kurt Cobain inspirou, inclusive, diversas grifes que apostaram na irreverência do grunge.

Uma grande vantagem do estilo grunge é que, com o tempo, ele foi ficando ainda mais democrático, ganhando novos elementos capazes de dar mais sofisticação e charme aos looks que são confortáveis, modernos e criativos.

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.