Moderno e saudosista na medida certa, o Seapunk é um estilo psicodélico que está fazendo o maior sucesso no Japão, Europa e Estado Unidos. E como não poderia deixar de ser, vem chegando também ao Brasil, atingindo principalmente os jovens fashionistas. Então, o que acham de conhecer um pouco mais sobre esse estilo pra ver se ele combina com você e sua personalidade?
O Seapunk é eclético e reúne diversas referências, sendo as principais delas elementos psicodélicos, símbolos populares (pease, yin yang, smile face), elementos digitais e marinhos (como golfinhos e sereias). Além disso, podemos encontrar também características dos anos 90, da música eletrônica, do Hip Hop e do Punk, presentes em roupas, calçados e acessórios do estilo.
As cores são igualmente uma característica forte desse life style, com destaque para tonalidades chamativas e colorações em verde água, ciano e roxo, assim como os tons metalizados e as estampas.
Muitas pessoas chegam a confundir o estilo com o pastel goth, que possui componentes realmente parecidos com o Seapunk, mas há uma diferença entre os dois, percebida nos detalhes. O pastel goth puxa mais para o gótico, enquanto o Seapunk se identifica melhor com a moda retrô, sendo mais divertido e colorido.
Para reconhecer algum adepto do estilo, basta observar: cabelos coloridos com candy colors e neon, traje todo caracterizado com peças estilizadas seguindo a corrente Seapunk, calçados pesados e acessórios inusitados, como óculos de lentes coloridas, alargadores e bonés.
Adotar 100% essa moda exige muita ousadia e atitude, e mesmo assim, ela não agrada a todos. Exatamente por isso, as principais personalidades que aderiram à moda se encontram no mundo da música, especialmente na cena eletrônica, que seguem, por natureza, um estilo mais ousado e diferente.
Mas, isso não impede que alguns elementos desse estilo sejam adaptados a um look mais básico e discreto. Creepers, por exemplo, podem ser usados com camisetas coloridas. Outra possibilidade é investir em camisas de estampas psicodélicas, coordenadas com jeans rasgado.
E aí? Vai dar uma chance a essa moda que veio do fundo do mar?