Quem nunca comprou “conjuntinhos” de sapatos e bolsas, não é mesmo? Na tentativa de não errar, já foi muito comum adquirir as duas peças da mesma cor, textura e material.
Mas, atualmente, a moda valoriza o estilo pessoal e a ousadia. E este é um reflexo, talvez, das próprias mulheres – hoje mais seguras e cheias de personalidade. <3
Por isso, se você tem dúvida se combinar sapato com bolsa é certo ou errado, trazemos algumas dicas. Mas, nunca se esqueça de que o importante mesmo é respeitar seu estilo e sentir-se bem com a composição!
Como Usar a Combinação de Materiais
O material dos sapatos e bolsas não precisa nem deve ser igual, mas é interessante que conversem entre si. Analise se as peças fazem parte do mesmo “universo”.
Uma bolsa de nylon com scarpin de cetim, por exemplo, geram uma combinação oposta. Mas, se o scarpin de cetim for usado com carteira metalizada, flui bem.
Já a bolsa de nylon faz todo o sentido com um dad sneaker bem descolado. São peças de materiais diferentes, mas do mesmo universo!
O truque para acertar é considerar a proporção e harmonia das peças.
Sapatos e Bolsas Precisam ser da Mesma Cor?
Essa é outra “regra” para desapegar!
Mas isso não quer dizer que usar a mesma cor é ruim. Para sair da mesmice, use cores iguais, mas misture materiais e detalhes.
Um mocassim azul royal em couro com bolsa saco de tecido, ambos no mesmo tom, ficam ótimos juntos.
Quanto aos acessórios coloridos, a dica é não repetir as cores para evitar um ar obsoleto. Sapatos e bolsas em cores diferentes, mas que tenham a mesma intensidade, ficam incríveis juntos – como cartelas vibrantes ou em tons pastel.
Se a cor repetir, que uma das peças seja estampada ou com recorte, como uma sandália pink e bolsa com recortes em pink, por exemplo.
Aposte também em cores complementares, aquelas que mais oferecem contraste entre si. Ou ainda, em cores análogas, que estão lado a lado no círculo cromático.
Como Combinar Bolsa e Sapato para Casamento
Podemos seguir a mesma lógica das dicas acima. Você pode combinar o sapato e a bolsa/clutch de maneira neutra para ressaltar a roupa, ou fazer uma combinação inusitada, dando um up no vestido mais discreto.
Pense na combinação de acessórios como uma moldura para a roupa. Combinações de cores são bem-vindas, tanto em tons diferentes do vestido, assim como o tom sobre tom. Aposte no bom senso e respeite sempre seu estilo pessoal.
Um bom armário possibilita intercâmbio entre as peças que conversam entre si e permite diversas combinações!
Compartilhe essas dicas com as amigas! 😉