Moda Para Mulheres Maduras: 5 Dicas e Conselhos Preciosos

Respeitar seu estilo pessoal, preferências e escolhas de um modo geral é algo que priorizamos aqui no Meninas & Sapatos, o blog da Bottero. E quando o assunto é moda para mulheres maduras, não poderia ser diferente.

De maneira geral, é preciso filtrar as tendências de moda e compreender que a melhor dica é usar aquilo que te favorece. E isso tem muito a ver com maturidade e autoconhecimento – características marcantes em mulheres acima dos 40 anos.

Porém, para ajudar mulheres que vivem essa fase incrível da vida, separamos algumas dicas simples que prezam pelo equilíbrio e bom senso.

1. Aposte em Peças Clássicas

MODA PARA MULHERES MADURAS: 5 DICAS E CONSELHOS PRECIOSOS

Compor o look com ao menos um clássico, seja uma peça de roupa ou na escolha do calçado, pode facilitar suas escolhas e, ainda, manter toda a elegância que a moda para a mulher de 40 anos ou mais estimula.

Além disso, um closet que inclui alguns clássicos, certamente, é muito mais flexível e multiplicador. Mas, afinal, o que são peças clássicas e quais caem bem para mulheres maduras? Aqui vão alguns exemplos:

2. Atente-se ao Comprimento

Apesar de não ser novidade, falar sobre o comprimento na moda para mulheres maduras é imprescindível. É comum consultoras de moda indicarem comprimentos próximos aos joelhos ou aproximadamente três dedos acima.

Entretanto, a ideia é fugir do senso comum e fomentar o senso crítico, se perguntando: “me sentirei bem vestida dessa forma?”, “a ocasião é adequada para esse comprimento?” ou “o que desejo transparecer com esse look?”.

Enquanto o decote, nessa etapa da vida, deve ser utilizado como um aliado, valorizando busto e colo. Lembrando que nem sempre a peça mais aberta é a que deixa essa parte do corpo mais interessante.

3. Garanta Sapatos Confortáveis

Apesar de adorar moda, a mulher de 40 anos ou mais é inteligente e também preza pelo conforto. Por isso, é comum que opte por calçados de saltos mais baixos, como sapatilhas, mocassins, tênis casuais e as elegantes sapatilhas de bico fino.

4. Escolha os Melhores Tecidos e Caimentos

Tecidos justos ou peças com elastano podem marcar bastante o corpo. Se a intenção não é essa, opte por modelagens tradicionais e retas, em tecidos como a seda e o linho – ideais na composição de looks para mulheres de 50 anos ou mais.

Malhas de algodão também são bem-vindas, assim como o cetim e a viscose. As roupas em alfaiataria são perfeitas em qualquer idade, pois além de elegantes, permitem combinações com peças modernas.

5. Invista em Acessórios

Colares, brincos, lenços, cintos e bolsas fazem toda a diferença quando a intenção é uma imagem elegante e admirável. Aqui, inclusive, a cor pode trazer jovialidade, ressaltar a cor dos olhos e harmonizar com a pele.

Você é adepta a um bom salto alto? Então leia esse post com dicas para usar salto sem desconforto e evitar o sapato machucando.

MODA PARA MULHERES MADURAS: 5 DICAS E CONSELHOS PRECIOSOS

Entretanto, há uma questão delicada na moda para mulheres maduras, veremos se você concorda: há pessoas que, com o passar dos anos, abandonam a autoestima, deixam de olhar para si com carinho e desvalorizam a beleza que têm.

Por outro lado, há quem vá pelo caminho oposto e exagere no “overdressed” – quando usa “tudo junto e ao mesmo tempo”, perfume exagerado, micro shorts ou peças soltas demais, por exemplo.

Por isso, é necessário autoconhecimento e amor próprio. Afinal, desejamos nos vestir bem, com conforto e, acima de tudo, preservando nossa personalidade e respeitando nossas vontades, não é mesmo?

Conte para nós: você se sentiu se identificada com as sugestões acima? Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você!

Comentário(s)

26 comentários sobre “Moda Para Mulheres Maduras: 5 Dicas e Conselhos Preciosos

    1. Olá Kaity, tudo bem? Claro que dá! Coturno não tem idade certa! O importante é você está feliz e gostar com o look. Ficamos à disposição. Beijos!

    1. Olá, tudo bem? Claro, a moda não tem idade certa, o importante é você usar o que te deixa confortável. Aposte sim nas botinhas com saias e arrase! Ficamos à disposição. Beijos!

    1. Olá Maria, tudo bem? Qualquer sapato combina com mulheres com mais de 50 anos, desde que esteja confortável. Ficamos à disposição. Beijos!

    1. Olá Luciene, tudo bem? Claro que sim! O coturno pode ser utilizado por qualquer idade, desde que se sinta confortável. Ficamos à disposição. Beijos!

  1. tenho 43 anos divorciada e pretendo me casar novamente no civil. qual modelo de roupa posso está usando, sou evangelica , e não aparento ter 43 e sim uns 38, não gosto de roupa curta …mas nada de muito cumprida. o que voces podem me indicar, obrigada

    1. Olá Rose, tudo bem? O ideal é você apostar em roupas que te deixam mais confortáveis. O vestido longo ou na altura dos joelhos, é uma boa aposta, pois o vestido traz mais sofisticação ao visual. Sendo perfeito para um casamento. Não esqueça de usar o branco, afinal é a cor da noiva. Ficamos à disposição. Beijos!

    1. Olá Jaqueline, ficamos felizes por saber que você gosta das nossas dicas! Esperamos que sempre possa usá-las no seu dia-a-dia. Fique de olho em nosso site (bottero.net/blog/) que sempre estamos postando novidades. Beijo! ❤

    1. Olá. Ficamos feliz que goste das nossas dicas. Fique de olho em nosso site (bottero.net) e por aqui, que sempre postaremos as novidades. Beijo! ❤

    1. Olá. Ficamos feliz que goste das nossas dicas. Fique de olho em nosso site (bottero.net) e por aqui, que sempre postaremos as novidades. Beijo! ❤

  2. Olá,bom dia! Adorei as dicas para mulheres com mais de 60anos
    Cotinuem com esse trabalho,pois,
    é muito importante,para quem quer estar elegante no trabalho com formalidade,mesmo tendo 70 anos.
    Adoro,desde sempre, blaser e calça alfaiataria.

  3. OLÁ!
    Tenho 44 anos e não me sinto uma “senhora”. tenho um corpo legal e gostaria de saber que tipo de roupa posso usar? quero ficar bem vestida, mas sem Ficar vulgar. Sempre gostei de roupas curtas um pouquinho Acima do joelho, só não sei se ainda posso usar.
    Grande abraço!

    1. Oi Edna, tudo bem? Muito legal receber seu comentário! Nós indicamos que você use aquilo que se sinta bem, o que pode incluir roupas um pouco mais curtas, afinal, a idade é apenas um número. 🙂 Em nosso blog temos outro artigo sobre moda para mulheres maduras, confira aqui e inspire-se: http://162.214.48.61/~bottero/blog/dicas/moda-mulheres-depois-dos-40/
      Em nosso site você também pode conferir a coleção completa de calçados, veja só: http://www.bottero.net/colecoes

      Esperamos ter ajudado. Atenciosamente,

    1. Olá Gislene, tudo bem? Indicamos sempre que você use os calçados que mais se sentir confortável e confiante. No entanto, o tipo de calçado também varia conforme o seu estilo. Caso seja mais casual, você pode apostar nos tênis e nas sapatilhas. Mas se o seu estilo for mais formal, vale investir em sapatos de salto médio e alto. Confira as opções em nosso site: http://www.bottero.net/colecoes/
      Ficamos à disposição!

  4. Adorei as dicas, tenho 45 anos e não gosto de moda antiquada,me sinto jovem bonita e as dicas tem tudo haver comigo, obrigada!

  5. Gostei muito da idéia do Post !!!!Tragam mais dicas pra maiores de 60 !!! Estou com 68 e passei a não usar óculos de grau !! Fiz cirurgia de Catarata com implante de lente de Grau !!! Agora o que mais quero é me vestir bem e com mangas !! O “tchau” não pode mais ficar à mostra !! Parabens !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.