As diferentes culturas ao redor do mundo sempre influenciaram a moda, até mesmo nos pequenos detalhes. Uma prova disso é a tendência étnica, que, fazendo referência às tribos africanas, bombou no verão passado. No próximo verão a tendência continua, mas ao invés da África, os estilistas se inspiraram em um grupo nativo dos Estados Unidos: o navajo.
Os navajos são um dos grupos indígenas mais importantes na história dos Estados Unidos, e até hoje possuem uma população considerável, vivendo em tribos ou nas cidades.
As cores marcantes logo saltam aos olhos! Os navajos abusam dos tons terrosos, muitas vezes em contraste com cores vibrantes, criando uma tabela de cores exclusiva, que inclui: marrom, vermelho, amarelo, azul turquesa, branco e bege. Para deixar o visual mais urbano, muitos estilistas apostam também em tons mais ousados, como o rosa e o roxo.
A estamparia navajo é bem diversificada, mas em geral é formada por desenhos geométricos demarcados por linhas ou pelo contraste de cores. É comum encontrar uma única peça com vários desenhos diferentes, mas que no fim encontram harmonia entre si.
As roupas típicas dessa tribo são produzidas com couro de veado ou ovelha, além da lã e do veludo. Como esses tecidos são um pouco pesados para o verão, os estilistas optaram por tramas mais leves, como o algodão e a seda. Eventualmente, uma peça mais rústica e típica pode compor o seu look, basta o clima permitir! A franja, uma forte tendência nesse inverno, também faz parte do vestuário indígena.
Outra forte referência navajo são as jóias, que são produzidas quase sempre em prata com a adição de pedras preciosas, principalmente em azul e vermelho. O couro e as miçangas também podem ser usados na produção dessas bijous.
A coleção Primavera-Verão 2015 da Bottero conta com uma super pegada navajo, olha só alguns modelos:
O que você acha dessa tendência? Qual o seu elemento favorito?
Conte para nós nos comentários!
Fotos: Inspire By Ap, Etsy, Shop the Rage