Apesar do clima de Copa, são duas estampas francesas que estão dominando as vitrines invernais de 2014: a pied de poule e a pied de coq. Traduzindo, temos respectivamente “pé de galinha” e “pé de galo”, que ganharam esses nomes curiosos pois suas padronagens lembram as pegadas deixadas pelos pés das simpáticas aves.
É importante ressaltar que é impossível falar de uma padronagem sem mencionar a outra, uma vez que elas estão a todo momento sendo misturadas e confundidas. Então, para deixar claro: a pied de poule é menor e mais delicada – vista de longe ela pode até mesmo ser confundida com o xadrez – já a pied de coq é maior e, consequentemente, mais chamativa. Ambas as estampas são bastante comuns no duo clássico, que combina preto e branco. Contudo, cada vez mais elas têm ganhado cores modernas, então não estranhe se você encontrar um pied em azul ou rosa por aí.
As padronagens estão estampadas em diversas peças de roupas, desde camisas de seda até casacos pesados, passando por calçados e acessórios. Essa grande variedade, aliada à versatilidade das estampas, faz com que as pieds sejam facilmente adaptadas a diferentes looks e estilos.
O principal fator que deve ser levado em conta na hora de montar um look é o seu gosto pessoal, pois essas padronagens caem bem nos mais diversos biotipos. Se você prefere um visual mais romântico, por exemplo, a pied de poule é a melhor escolha, aposte na combinação com peças delicadas, em tons neutros e tecidos leves. Para um look despojado com essa mesma estampa, que tal apostar em uma t-shirt? Ou mesmo no mix de estampas?
Já quem for mais moderna e ousada, certamente irá se identificar com o pied de coq, que ganha um charme especial quando combinado com tons fortes, como o vermelho ou amarelo. Se você estiver na dúvida, saiba que ambas caem perfeitamente bem com peças em preto, branco ou creme, uma combinação clássica e elegante.
E aí? Coq ou poule? Qual pezinho combina mais com você?
Um “bye, bye” meio “clássico retrô”!
Fotos: Vogue.fr, Lolobu.com, Tumblr, Pinterest